Objetivo
Tem por objetivo proporcionar uma estimativa da idade dentária a qual representa um valor aproximado da idade cronológica do indivíduo, com uma margem de erro de aproximadamente 3 meses.
Utilização
Pode ser empregado em qualquer especialidade, com a utilização de radiografias periapicais ou panorâmica.
Como foi feito
Este Programa foi desenvolvido para a avaliação da idade dentária e está baseado na Tabela de Cronologia de Mineralização dos Dentes Permanentes elaborada por Nicodemo, Moraes e Medici Filho. 1,2
Esta Tabela foi elaborada com criancas brasileiras, filhos de pais brasileiros, leucodermos, mas pode ser aplicada para qualquer população. Pode ser utilizada para qualquer dente ou grupo de dentes em formação, mas a utilização de um maior número de dentes torna a estimativa mais precisa.
Sugerimos que os dentes na fase 8 sejam eliminados do cálculo, pois é extremamente difícil determinar exatamente quando o dente atingiu este estágio.
Lembramos também que variações no desenvolvimento são normais, podendo a idade dentária estar tanto adiantada ou atrasada com relação à idade cronológica. No entanto, diversos estudos já mostraram que a idade dentária é a que mais se aproxima da idade cronológica.
Este programa tem por objetivo facilitar o cálculo da idade dentária, mas a avaliação pode também ser feita pelo método manual.
Utilização do Programa
Em posse da radiografia panorâmica, ou das radiografias periapicais, verifica-se o estágio de desenvolvimento de cada dente separadamente.
Escolha o dente que se pretende atribuir um valor. O dente que estiver em foco ficará automaticamente com o fundo amarelo.
Em seguida clique no estágio em que ele se encontra. Dentes unirradiculares estáo numerados em azul e dentes multirradiculares estáo numerados em verde.
Repete-se o processo para todos os dentes que estiverem em formação.
Ao final da análise de todos os dentes, seleciona CALCULAR A MÉDIA e o programa fornece o valor da IDADE DENTÁRIA do indivíduo.
Significado do resultado
O valor obtido é em meses e representa um valor aproximado da IDADE CRONOLÓGICA do indivíduo.
Referências
1. NICODEMO, MORAES E MEDICI FILHO. Tabela cronológica da mineralização dos dentes permanentes entre brasileiros. Rev. Fac. Odontol. São José dos Campos, v.3, p.55-6, 1974.
2. NICODEMO, MORAES E MEDICI FILHO. Tabela cronológica da mineralização dos dentes permanentes sob o aspecto da diferença entre os sexos. Ortodondia, v.25, p.18-20, 1992.
|